eventossbb


Datas confirmadas para o VII Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal. Inscrições abertas

 

 

Pela primeira vez em Mato Grosso, o Instituto Abolicionista Animal (IAA) realiza a sétima edição do Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal (CMBDA-7 2020)  entre os dias 7 e 9 de outubro de 2020, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e apoio de várias outras entidades.

 

"A proposta de realizar o evento na região centro-oeste foi motivada principalmente pela política ambiental na Amazônia legal e a possibilidade de fomentar um amplo debate com os Estados da região, considerando que Cuiabá envolve o Pantanal, um bioma de espécies animais e vegetais riquíssimo", explica um dos coordenadores do evento, Prof. Dr. Tagore Trajano de Almeida Silva (Universidade Federal da Bahia e Universidade Católica do Salvador).

 

O tema escolhido como mote desta edição, "Justiça Ecológica e Solidariedade Interespécies”, tem como principal ideia estimular a percepção de que este momento pós-pandemia requer a união de todos, todas as espécies de vida, humanas e não humanas, em busca de um único objetivo: a defesa do planeta. Para Trajano, "É fundamental ampliar o conceito de solidariedade, ampliar a ideia de união entre todos os grupos (de seres vivos) envolvidos, já que dividimos o mesmo espaço." E completa: "Se o planeta acabar, acabamos todos..."

 

A abertura do Congresso irá focar nesse momento pós-pandemia e como a experiência, impensável, da COVID-19, pode nos revelar um novo modelo econômico e ambiental capaz de reestruturar a sociedade global, com maior cooperação entre os grandes grupos, entre as comunidades. "Somente por meio da cooperação podemos avançar", reitera Trajano.

 

No primeiro dia serão realizados minicursos, apresentações orais e, na sequência, palestras de professores renomados de universidades nacionais e estrangeiras. “Pretendemos proporcionar aos pesquisadores a oportunidade de mostrar suas experiências, estimulando, assim, discussões para este novo momento da política ambiental e animal global, e principalmente incentivando reflexões sobre como fomentar mudanças de pensamento em prol da vida”, finaliza o professor.

 

Importante: caso a pandemia continue nos próximos meses, as atividades poderão ser exclusivamente virtuais.

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

 

Para contato, envie um e-mail para: congresso.direitoanimal@gmail.com

 

OUTRAS INFORMAÇÕES


 

Serviço

Data:
07/10/2020 até 09/10/2020

Cidade:
Cuiabá (MT)

Local:
Campus Universitário de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso

Valor da Inscrição:


Site do Evento:
http://anpof.org/portal/index.php/pt-BR


Mais Detalhes

Datas mantidas. Tema desta edição do CMBDA-7 2020: “Justiça Ecológica e Solidariedade Interespécies”