notíciassbb


Encontro de 2019

No decorrer da assembleia ordinária realizada no XII Congresso de Bioética ficou definido, com a concordância dos presentes, que Goiânia, capital de Goiás, será a sede do XIII Congresso de Brasileiro de Bioética. É provável que o evento aconteça em meados de outubro de 2019, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO.

 

A história da escolha da sede é relatada pelo médico e filósofo Flávio Rocha Paranhos, 2° vice-presidente, professor da PUC-GO.  Segundo ele, em um workshop sobre Ética em Pesquisa, Volnei Garrafa e outros bioeticistas estiveram na PUC, e ficaram “muito bem impressionados” com a organização daquele evento, “o que suscitou bons diálogos entre o grupo e os organizadores, Milca Severino, pró-reitora da universidade e o professor Nelson Jorge”. A pró-reitora, então, passou a expressar seu apoio a um Congresso de tal magnitude naquela instituição.

 

Flávio Paranhos

 

Como em todos os eventos voltados à Bioética – que por tratar de dilemas morais e éticos, não têm apelo comercial – o grande desafio à realização do encontro em 2019 é a obtenção de fontes de financiamento.  “Como somos uma sociedade que faz questão de se manter independente de vínculos com a indústria farmacêutica, temos de buscar os apoios”, diz o professor Paranhos. “Mas o da PUC Goiás já é um grande começo, pois dispõe de estrutura física excelente”.

 

Mas o que os estudiosos e interessados no campo devem esperar do próximo Congresso Brasileiro de Bioética? “Agora peço permissão para ser bairrista. Será o melhor congresso da SBB de todos os tempos, se me permitem o arroubo”, brinca o diretor da SBB. “Com o apoio da PUC Goiás, da diretoria da SBB, dos ex-presidentes e da comunidade local, acredito que teremos uma experiência bastante rica e plural. Afinal, Goiânia está no coração do Brasil”.