notíciassbb


SBB participa de Plenária Temática no Cremesp

Gestão de Saúde: Inovações e Desafios foi tema de um fórum que gerou um amplo debate, realizado em 11 de maio de 2018, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). O evento contou com a presença expressiva de conselheiros e membros da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB).
 
Apresentações iniciais foram feitas pelo conselheiro Antonio Pereira Filho e pela médica Regina Parizi, ex-presidente do Cremesp e da SBB. Antonio Pereira, ao fazer comparações entre a Saúde Suplementar e o Sistema Único de Saúde (SUS), ressaltou que este possui inúmeros desfalques em razão de graves ocorrências como fraudes e evasão fiscal, enfatizando que muitos problemas acontecem não apenas, e somente, pelo mau gerenciamento do setor. Já Regina Parizi, explicou o funcionamento  do atual modelo de saúde, considerado neoliberal, e demonstrou que um dos principais problemas atualmente - e que reflete diretamente na procura pelo atendimento público de saúde - são os valores cobrados pelas seguradoras e o uso de planos de saúde segmentados, considerando que a maioria da população não tem acesso a estes recursos. Ela acredita que a população deve participar ativamente dos debates e alertou: com o envelhecimento da população haverá grandes problemas em médio e longo prazo.

Durante sua apresentação, ao final da plenária, o presidente da SBB, Dirceu Greco, manifestou extrema indignação e perplexidade com a atual situação, caótica, do país. Ao citar o termo Doenças Decorrentes e Perpetuadas da Pobreza (DPPP) como uma das maiores adversidades dos últimos tempos, lembrou: “São doenças que recorrem da pobreza, e que se desenvolvem a partir dela”. E lançou a pergunta aos presentes: "Como explicar o fato de que num período tão curto de tempo o sistema público de saúde brasileiro, que era referência para muitos países, simplesmente se decompôs de forma tão contundente?"

Ao citar o Programa Nacional de Imunização (PNI), visto internacionalmente como altamente positivo para a imagem do Brasil, Dirceu Greco salientou a importância da Estratégia de Saúde da Família no processo de recuperação do atendimento público de saúde, lembrando que deveria ser estimulada a formação dos médicos para esta carreira. O presidente da SBB acredita que "a pobreza, a adversidade e o envelhecimento são problemas que o país precisa encarar de frente, e a classe médica pode e deve estar envolvida nesse grande desafio."

Ao encerrar sua palestra, Greco se contrapôs a uma citação de Tucídides em sua descrição da Guerra do Poliponésio, pois acredita que a justiça prevalecerá quando aqueles afetados e indignados forem capazes de se emanciparem para a luta por seus direitos.

 

Foto: Osmar Bustos