notíciassbb


Marielle Franco é destaque de Campanha da Anistia Internacional

Mulheres, ativistas e defensoras dos direitos humanos, são o foco da  campanha mundial Escreva por Direitos (Write for Rights) lançada no Brasil em 10 de outubro. Neste 2018, o destaque da iniciativa é a vereadora Marielle Franco, assassiinada em março no Rio de Janeiro e reconhecida defensora dos direitos humanos.

É fato comprovado que a violência, a intimidação, o abuso e a discriminação atingem as mulheres de maneira desproporcional, principalmente aquelas que se posicionam publicamente na sociedade e que incomodam aqueles que se acham no "direito" de anular  posições e reinvidicações, extremamente justas.

Para Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, é imperioso que se esclareça o assassinato de Marielle e de seu motorista, Anderson Gomes, que já está completando sete meses sem solução. "A sociedade deve se manter firme, exigindo respostas e pressionando para que os responsáveis sejam identificados e levados à Justiça", enfatizou Werneck.

A vida de luta de Marielle está unida à história de vida de mulheres ativistas de outros nove países que lutam por um mundo mais justo e que fazem parte da Campanha:

Vitalina Koval - Ucrânia
Nawal Ben Aissa - Marrocos
Geraldine Chacón - Venezuela
Nonhle Mbuthuma - África do Sul
Gulzar Duishenova - Quinquistão
Atena Daemi - Irã
Me Nân - Vietnã
Pavitri Manuhi - Índia
Indígenas Sengwer - Quênia

Com exceção de Marielle, todas as mulheres que integram a campanha seguem atuando em seus países e, segundo a entidade, a grande maioria em situação de risco.


A Campanha

A iniciativa Escreva por Direitos terá a duração de 5 meses e se encerra no Dia Internacional da Mulher de 2019, lembrado em 8 de março. O processo envolve apoiadores da Anistia Internacional, profissionais da educação e grupos de ativismo na realização de atividades que vão desde aulas temáticas em escolas até eventos públicos em praças ou cafés. Todos os eventos serão registrados na Plataforma Escreva por Direitos, onde é possível também ter mais detalhes sobre cada uma das ativistas que fazem parte do projeto.

 

Participe! ESCREVA UMA CARTA E MUDE VIDAS!

Fontes:

https://anistia.org.br
Agência Brasil

 

Imagem da home: YouTube