notíciassbb


SBB reafirma sua posição em defesa da democracia

A Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) é um espaço democrático de forças teórico-práticas que pensam a respeito de questões morais e éticas no Brasil. Reunindo pessoas de diversas áreas do conhecimento, tem sido convocada a se posicionar sobre temas concernentes à saúde pública, às pesquisas científicas e ao amplo espectro de novos ou persistentes problemas que afetam os direitos de cidadania.

Neste momento em que o Brasil se aproxima do segundo turno das eleições presidenciais, a SBB vem a público manifestar sua rejeição a discursos, posturas e propostas de candidato que violam os valores de igualdade, respeito à diversidade, à tolerância e que estimulam a violência de gênero, de orientação sexual, de raça. Mais do que isso, estas posturas trazem ameaça inaceitável às conquistas alcançadas pós-ditadura, em termos de direitos humanos, civis e políticos. Nosso papel, hoje, como cidadãos e como entidade é pela ampliação destes direitos, pela proteção aos mais vulneráveis e vulnerabilizados, contra qualquer forma de totalitarismo. Tortura nunca mais!

"Estamos profundamente preocupados com homens públicos que demonstram pouco (ou nenhum) comprometimento com as regras e os valores democráticos, e que obtêm a simpatia de uma parcela da população que aparentemente não percebe o caos que sua escolha pode representar para o país”,  ressalta Dirceu Greco, presidente da SBB.
 
Assim, a SBB repudia ideias e posturas que ameacem a democracia e afrontem os direitos humanos e que podem tornar o horizonte ainda mais sombrio para uma enorme parcela da sociedade brasileira.


A Diretoria Executiva da SBB

Brasília, 16 de outubro de 2018


VEJA TAMBÉM:

 

Carta das Universidades pela Democracia

Abrasco divulga Nota de Repúdio à declaração de Jair Bolsonaro


Imagem: youtube