notíciassbb


Nicolelis e o triste cenário, dramático, da ciência brasileira

"Não vejo nenhuma coerência, nenhum tipo de plano no atual governo". Com estas palavras, o médico e pesquisador Miguel Nicolelis retratou sua enorme desesperança com a solução da crise, sem precedentes, no estímulo à produção científica no Brasil.

Em entrevista sobre o tema, realizada com exclusividade pela Carta Capital, Nicolelis revela ainda mais: "Aparentemente, o governo federal não se deu conta de que criar problemas com a produção científica está longe de ser uma grande ideia para o desenvolvimento do País." Para ele, vivemos uma das maiores crises da história da ciência, situação comparável à época da ditadura militar.

Memória presente...

Em abril, houve o corte de 42% da verba do Ministério da Ciência e Tecnologia, o que, na prática, gira em torno de 2 bilhões de reais. Como se não bastasse, o Ministério da Educação também anunciou "contingenciamentos" de verbas para as universidades públicas e instituições federais, comprometendo o funcionamento regular dos cursos (veja nossa matéria a respeito em "O bloqueio de verbas para as Universidades".

Para assistir a íntegra da entrevista de Miguel Licolelis, realizada pela Carta Capital, clique no link abaixo:

Nicolelis sobre cortes na ciência: “Tudo o que criei aqui está no ar”


Fonte: Carta Capital