notíciassbb


As ideias de Paulo Freire e novos paradigmas: obra de Afonso Celso Scocuglia em E-book!

 

Já em sua sétima edição, Afonso Celso Scocuglia está lançando, pela Editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a obra "A História das Ideias de Paulo Freire e a atual Crise de Paradigmas".

 

Segundo informações do autor, este novo trabalho é apresentado ao leitor em partes distintas, que existem “em si” e podem ser lidas em separado, embora  possa (e deva) relacioná-las.

Na 1ª Parte, Scocuglia captou as relações entre educação e política ao longo da construção do discurso de Paulo Freire, nas três últimas décadas e, com isso, construiu uma história das suas ideias político-pedagógicas.

Na 2ª Parte, há uma reflexão sobre a crise de paradigmas geradora de grandes preocupações na atualidade. Partindo das contribuições de vários autores, as reflexões contidas neste tópico procuram a aproximação com os transbordamentos da crise em direção a outros paradigmas e a “outras razões”.

Finalmente na 3ª Parte o autor retorna a Paulo Freire, buscando seus últimos escritos que envolvem história, política e educação, sob a perspectiva da “crise” na qual estamos mergulhados, com destaques importantes para os combates aos determinismos e às ortodoxias que servem de obstáculo ao desenvolvimento do conhecimento (individual e coletivo) nas sociedades do presente.

Acesse!

A nova edição em E-book é gratuita e, dentro dela, há um link para 30 vídeos sobre a obra de Freire (Programa Paulo Freire Vivo), todos eles realizados por Celso Scocugli, especialmente para a TVUFPB/YouTube. Cada vídeo leva, em média 25 a 30 minutos cada um.

Clique para baixar o E-book no site da Editora da UFPB 

Fonte (texto e imagem): Editora da Universidade Federal da Paraíba