notíciassbb


A Bioética se despede de Leocir Pessini, um dos nomes mais conhecidos e respeitados do país, que faleceu em 24 de julho de 2019

 

 

A Sociedade Brasileira de Bioética comunica, consternada, o falecimento do Pe. Leocir Pessini, Superior Geral dos Camilianos, ocorrido neste dia 24 de julho de 2019.

 

Leo Pessini se despede da vida deixando em nós um vazio nos sentimentos. Mas deixa também uma inestimável herança de bioética marcada pela solidariedade diante de todo sofrimento. Ao lado de fecunda produção literária, constrói um legado de admirável disposição para empreender e se somar ao esforçou humanitário em prol da saúde e bem viver de todas as pessoas. Em sua própria experiência existencial assume "serenidade e esperança ativa" diante da finitude. Padre Léo é uma personalidade brasileira e mundial em Bioética. Despediu-se, mas não foi embora, pois de tantas outras formas permanece conosco. Sociedade Brasileira de Bioética

 

 

Nascido no dia 14 de maio de 1955 em Santa Catarina, Pessini fez os primeiros votos em 1975, a profissão perpétua em 1978 e foi ordenado sacerdote em 1980. Foi um dos especialistas em Bioética mais conhecidos e respeitados do país.

 

Licenciou-se em Filosofia na Escola Nossa Senhora da Assunção de São Paulo e em Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma. Cursou estudos em Educação Pastoral Clínica e Bioética no St. Lukes’s Medical Center dos Estados Unidos (1982-85). Doutor em Teologia Moral, com especialização em Bioética.

 

Foi professor no Programa de Bioética do Centro Universitário São Camilo (SP), nos cursos de graduação em saúde, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Bioética de 2005-2016. Foi Professor Colaborador da Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS. Autor de várias obras no âmbito da humanização da saúde, ética da saúde e Bioética. Líder Mundial (Superior Geral) dos Religiosos Camilianos - Ordem Religiosa da Igreja Católica, presente nos cinco Continentes atuando no âmbito da saúde, em quarenta e um países. Foi Moderador do CAMILLIANUM - Instituto Internacional de Teologia Pastoral da saúde afiliado a Pontifícia Universidade Lateranense, Roma, Itália.