notíciassbb


"Democracia em vertigem", da diretora Petra Costa, é indicado ao Oscar de melhor documentário estrangeiro. O evento aconteceu neste 9 de fevereiro de 2020

 

Diretora: Petra Costa. Categoria: Documentário. País: Brasil. Ficção? Realidade.

 

 

"Democracia em vertigem" mostra a polarização política do Brasil e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. A diretora mineira Petra Costa, já premiada por dois documentários, "Elena" (2012) e "Olmo e a gaivota" (2014), nos festivais de Brasília e Rio de Janeiro, respectivamente, é reconhecida por seu profissionalismo e envolvimento integral nas montagens que dirige.

 

O anúncio da indicação do documentário brasileiro foi feito pela Academia na manhã de 13 de janeiro de 2020, em Los Angeles. Petra Costa estava em Belo Horizonte e comemorou com a família. Nas redes sociais, Petra celebrou a indicação de "Democracia em Vertigem" como melhor documentário longa-metragem do Oscar 2020: "Estamos absolutamente emocionados e extasiados por nossos colegas terem reconhecido a urgência deste filme, e honrados por estarmos na companhia de documentários tão importantes".

 

O filme de duas horas, produzido pela Netflix, é uma visão em primeira pessoa da ascensão da esquerda no Brasil, da chegada do metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva ao poder e dos eventos que mais tarde impactaram o cotidiano do país: o julgamento político da sucessora de Lula, Dilma Rousseff, a prisão do próprio ex-presidente e a ascensão do atual presidente.

 

Acredite: "Democracia em Vertigem" foi o segundo documentário mais visto na plataforma de streaming da Netflix em 2019. A diretora mineira diz não possuir dados sobre a exibição planetária do filme, mas afirma que, de toda parte, "da Índia ao Uruguai", colheu repercussões muito positivas.

Para Petra, "A democracia está em vertigem em todo o mundo. Sem estado de direito, sem o reconhecimento do direito do outro, a democracia está ameaçada." E acrescenta: "O Brasil tem estado no centro da discussão dos problemas ambientais por causa da Amazônia. Espero que a Academia seja sensível a isso."

 

Ela enfatizou que a nossa história, nos últimos anos, está ganhando ressonância universal...

 

Em tempo

Como esperado, o longa Indústria Americana, produzido pela companhia Higher Ground, de Michelle e Barack Obama, levou o Oscar de melhor documentário. Mas, Democracia em Vertigem gerou discussão e reflexão sobre os fatos e passou uma indiscutível mensagem que repercutiu no mundo.

 

 

Fontes:
Terra.com
Netflix

 

Imagem da home: Cena do documentário "Democracia em Vertigem" - Foto Divulgação