notíciassbb


Revista Redbioética/UNESCO: convocação de autores para a edição 21 (jul/dez 2020). A edição tem fechamento previsto para 31/07/2020

 

 

Disseminar e promover os princípios estabelecidos na Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos, como afirma a própria Declaração, é o principal objetivo da Revista Redbioética, publicação semestral da Rede de Bioética da América Latina e do Caribe da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO.

O crescimento respeitando os direitos humanos é um desafio para a América Latina e o Caribe, e a Revista Redbioética/UNESCO tem como meta ser um espaço para estimular um debate ativo no campo da bioética, onde todas as vozes comprometidas com uma América Latina mais justa possam ser ouvidas.

Para esta vigésima primeira edição, convidamos os autores interessados em desenvolver os temas propostos na Declaração pelo Quarto Seminário Regional da Rede Latino-Americana e do Caribe de Educação em Bioética (REDLACEB) em 2019, a escrever sobre as situações graves que esta declaração revela e como lidar com elas a partir da educação.

A educação é imprescindível para superar não apenas as situações de vulnerabilidade e violação de direitos, além da desigualdade econômica, mas principalmente conseguir recuperar as culturas nativas que podem ser essenciais para a reflexão de um modelo de sociedades mais justas e igualitárias, que respeitem as pessoas e o meio ambiente.

Esta declaração pode ser encontrada na página da Redbioética 

 


Como participar da Redbioética 2020

A revista aceita para publicação trabalhos originais em espanhol, português ou inglês, que reúnam pesquisa teórica ou em campo, além de resenhas e atualizações, comentários sobre livros e obras, discussões sobre trabalhos publicados, entrevistas e cartas ao editor.

Propõe, ainda, uma visão ampla do campo da bioética, incluindo as áreas da saúde (individual e pública/global), os conflitos e dilemas revelados pelo desenvolvimento biotecnológico, pelos avanços da genética e suas derivações, e pelos problemas ambientais. Também, nesse contexto, sugere a abordagem de questões sociopolíticas e filosóficas pertinentes à relação entre poder e ética.
 

Data de fechamento desta edição da Redbioética número 21, referente ao período de julho a dezembro de 2020: 31/7/2020

 

Instruções para os autores


Os trabalhos para publicação devem ser enviados para:


revistaredbioetica@unesco.org.uy ou
maria3729@hotmail.com