notíciassbb


Participe da 13ª edição da Revista Iberoamericana de Bioética. Os artigos podem ser enviados para avaliação até dia 01 de abril de 2020

 

 

 

 

Chamada para envio de textos que farão parte da décima terceira edição do Iberoamerican Journal of Bioethics.
Tema: ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

 



Em 2015, durante a Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável, a ONU incluiu a sustentabilidade como um dos oito objetivos do milênio propostos em 2000, para reunir todas as nações em torno de novas fórmulas baseadas em valores associados ao bem-estar comum. O combate à pobreza, a promoção da prosperidade e bem-estar, a proteção do meio ambiente e a superação das mudanças climáticas ocuparam o foco desta medida, visando combinar esforços dos governos, sociedade civil e outros parceiros na construção de um novo programa de desenvolvimento sustentável.

A Agenda para 2030 continua desafiadora e ambiciosa: lutar contra a pobreza com sustentabilidade e resiliência, equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. A implementação dessa agenda requer o comprometimento de cada país na
mobilização de recursos associados ao setor privado e ao terceiro setor, além do monitoramento e avaliação nos níveis nacional, regional e global dos progressos alcançados.

Entre as questões e demandas associadas aos ODS e que estimulam uma ampla reflexão na busca por soluções estão:

1. Fome e segurança alimentar
2. Resíduos
3. Desigualdades sociais
4. Educação inclusiva
5. Recursos naturais - água, mineração, desmatamento
6. Produção e consumo sustentáveis
7. Água, saneamento, energia
8. Refugiados
9. Mudança climática e energia limpa
10. Agricultura Sustentável
11. Recursos Naturais - Desmatamento, Mineração
12. Cidades Sustentáveis
13. Conservar a biodiversidade
14. Saúde Ambiental
15. Doenças e vacinas raras e ressurgentes

Com base nos tópicos sugeridos acima, os editores da Revista Iberoamericana de Bioética estão recebendo artigos para mediar este diálogo e que possam contribuir na introdução aos ODS sob a perspectiva da bioética.

Os textos devem estar de acordo com o conteúdo deste assunto e com os padrões da revista. Interessados em participar desta edição da Revista têm até 01 de abril de 2020 para envio dos artigos que deverão ter, no máximo, 6.000 palavras (recomenda-se uma extensão entre 3.000 e 4.500 palavras).

ENVIE AQUI SEU ARTIGO PARA AVALIAÇÃO



Em tempo

Acompanhe a lista divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com os principais desafios a serem vencidos no setor até 2030.


Fonte:

REVISTA IBEROAMERICANA DE BIOÉTICA