notíciassbb


SUS, COVID-19, racismo, saúde mental: Sociedade Brasileira de Bioética presente no Programa “Drogas: fique por dentro!”, com entrevista exclusiva de seu presidente, Dirceu Greco

 

Dirceu Greco, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, participou, no último 16 de maio, de uma conversa informal no Programa “Drogas: fique por dentro!”.

Na entrevista, conduzida pelo Prof. Dr. Antônio Nery Filho (Universidade Federal da Bahia - UFBA) e por Camila Vasconcelos (2a vice-presidente da SBB), foram abordados diversos temas de grande relevância na bioética, como a desigualdade social; o desgoverno total, principalmente na área da saúde, ao desconsiderar a ciência como a única maneira real de combater a pandemia da COVID-19 no país; a ausência de uma estrutura única de leitos para o atendimento de todos os pacientes que necessitam de tratamento específico e intensivo; a vulnerabilidade das pessoas em situação de rua, entre tantas outras.  

Ao final do encontro, Greco conferiu um destaque especial à Recomendação SBB 01/2020, sobre a tomada de decisão na alocação de recursos e tecnologias em saúde no estágio atual da pandemia da COVID-19, ratificando o respeito aos princípios constitucionais da dignidade, dos direitos humanos e da solidariedade social.

Todas as questões demonstram a urgência na tomada conjunta de atitudes para ao menos mitigar a situação do Brasil, hoje, na saúde, e irradiar uma luz sobre como queremos estar pós-pandemia.

Acompanhe o bate-papo completo clicando no link abaixo (Facebook da Sociedade Brasileira de Bioética):

 

DIRCEU GRECO NO PROGRAMA "DROGAS: FIQUE POR DENTRO"