notíciassbb


Podcasts da Rede Bioética/Unesco: as temporadas 1 e 2 já estão disponíveis, com a participação de bioeticistas renomados. Acesse online!

 

 

A América Latina e o Caribe enfrentam a pandemia do COVID-19, combinando uma série de novos conflitos éticos com problemas estruturais relacionados à desigualdade, pobreza e falta de acesso a serviços de saúde por milhares de pessoas. Todos sabemos que as lacunas não se referem apenas à dimensão econômica ou à mídia, mas incluem as diferenças no exercício de direitos e capacidades, de autonomia e reconhecimento, especialmente em determinados grupos sociais.

Embora ninguém esteja livre de contrair o novo coronavírus, as consequências da pandemia não atingem a todos igualmente: as regiões e as populações mais vulneráveis ​​sofrem forte impacto não somente na saúde e nas sequelas psicológicas, mas no âmbito social, econômico, cultural e ambiental, com repercussões profundas.

A Temporada 2 dos podcasts da Redbioética (veja o link para a Temporada 1 ao final deste texto) tem por meta encontrar o olhar de bioeticistas sobre o impacto provocado pela pandemia nos setores mais vulneráveis ​​dos países da região. Em 12 capítulos, serão avaliados ​​os principais problemas éticos que o COVID-19 está evidenciando, relacionados aos setores particularmente vulneráveis.

Os seguintes tópicos esrão abordados nesta Temporada:

- Pessoas vivendo em pobreza e indigência: professor Volnei Garrafa (Brasil) (já disponível: clique para ouvir);
- Crianças e adolescentes: Dr. Norberto Liwski (Argentina);
- Pessoas com deficiência: Dr. Derrick Aarons (Jamaica), em inglês;
- Pessoas com doenças mentais: professora Silvia Brussino (Argentina);
- Pessoas privadas de liberdade: Dr. Carlos Molina (El Salvador);
- Migrantes e deslocados: Dr. Claude Verges (Panamá);
- Povos indígenas: Dr. Eduardo Rueda (Colômbia);
- Comunidade afrodescendente: Professor Wanderson Flor do Nascimento (Brasil);
- Comunidade LGTB: Dra. Lucía Rivera (Colômbia);
- Pessoas que vivem na pobreza em áreas rurais: Dr. Luis Lopez (Guatemala);
- Mulheres: Dra. Diana Mafia (Argentina).


Acesse a Temporada 1

Fonte: Redbioetica