notíciassbb


UNESCO/IBC: primeira edição do Boletim do Comitê Internacional de Bioética já está disponível online. Acesse!

 

 

Com a frase "Ethics as the global compass" (Ética como bússola global), o primeiro número da newsletter do Comitê Internacional de Bioética (International Bioethics Committee - IBC), disponibilizado em inglês e francês, já pode ser acessado, na íntegra, no portal da UNESCO, no canal UNESDOC - Digital Library.

De acordo com o Editorial, este primeiro número é dedicado a todo o trabalho desenvolvido pela UNESCO e Estados membros, e pelo Comitê Internacional de Bioética, particularmente envolvidos neste momento tão singular de pandemia da COVID-19, responsável pela sobrecarga (ou talvez impacto), sem precedentes, nos sistemas de saúde, no cotidiano das pessoas e na economia global. Este Comitê da Unesco é composto por 36 membros, provenientes de todos os continentes e com mandato de quatro anos. 

A UNESCO, estabelecida em 1945, tem promovido intensamente desde 1970 a reflexão internacional da ética das ciências da vida e vale lembrar que o ano de 1970 também marcou a introdução da palavra "bioética" como ponte entre as ciências da vida e a ética. Esta agência da ONU tem acentuado a necessidade de pautar o enfrentamento da pandemia Covid 19 com os valores e princípios da bioética e dos direitos humanos.

Neste primeiro Boletim (Julho 2020), o ICB considerou pertinente citar alguns aspectos das contribuições realizadas pela UNESCO durante a COVID-19, destacando a importância, inquestionável, do seu envolvimento na bioética global. A UNESCO reconheceu a necessidade da ética estar profundamente envolvida em uma reflexão filosófica e é a principal agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especialmente voltada para as ciências sociais e humanas.

Também presentes, nesta edição número 1, os relatórios sobre como os princípios de bioética da UNESCO foram incorporados à resposta da COVID-19 no Canadá, Colômbia, Brasil, Egito, Holanda, Jordânia, Portugal, Sri Lanka eTurquia. 


Acesse, na íntegra, todo o conteúdo desta primeira Newsletter do Comitê Internacional de Bioética da UNESCO, que incluiu a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Dirceu Greco, com o artigo "Ethical challenges for Covid 19 confrontation in Brazil – Time of danger, time for change" ("Desafios éticos no confronto da Covid 19 no Brasil: Hora de perigo, hora de mudança").


 

Ótima leitura!

 

 

IBC Newsletter - Ethics as the global compass

 

 

Imagem: UNESCO