notíciassbb


Vírus da hepatite C: descoberta premia três virologistas (dois americanos e um britânico) com o Nobel de Medicina 2020


Os virologistas Alter, Houghton e Rice, premiados com o Nobel de Medicina 2020

 

 

A Academia Sueca anunciou, neste 5 de outubro, os ganhadores do Prêmio Nobel 2020 em Medicina:  Harvey J. Alter, Charles M. Rice e Michael Houghton. Os três virologistas, dois americanos e um britânico, foram premiados pela descoberta do vírus da hepatite C, causador de uma inflamação do fígado que pode se tornar crônica, causar câncer e levar à morte. Transmitida pelo sangue ou outros fluidos corporais, a doença é considerada um problema mundial de saúde.

Alter, virologista americano, pesquisador do National Institutes of Health (NIH-EUA), concentrou seus estudos na hepatite associada a transfusões de sangue e demonstrou que um vírus, então desconhecido, era causa comum de hepatite crônica.

Rice, também virologista americano e professor da Universidade Rockefeller (EUA), comprovou que o vírus da hepatite C pode, sozinho, causar a doença.

Houghton, virologista britânico e diretor do Instituto de Virologia Aplicada da Universidade de Alberta, no Canadá, usou uma estratégia não testada para isolar o genoma do novo vírus, que passou a ser conhecido como o vírus da hepatite C.

Os vencedores dividirão, em partes iguais, o valor de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).

Em tempo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo têm o vírus da hepatite C, e uma grande parcela desses pacientes tem chances reais de desenvolver cirrose ou câncer de fígado.

Números divulgados pelo Ministério da Saúde, em julho deste ano, mostram que entre 2000 e 2018, mais de 670 mil casos de hepatites virais foram notificados no Brasil. Mais: no mesmo período, 74,8 mil pessoas morreram em consequência das doenças e entre as mortes confirmadas, 76% corresponderam somente à hepatite C.



KAROLINSKA INSTITUTE - NOBEL MEDICINE 2020


Fonte e imagem: CNN Brasil

 

 

 

 Associe-se à Sociedade Brasileira de Bioética!
Participe de nossa luta por democracia, justiça e direitos humanos!