Em ato histórico, o movimento social e popular apresentou suas demandas em defesa do fortalecimento do SUS para responder à pandemia e melhorar a vida do povo brasileiro.
O financiamento adequado com a revogação da Emenda Constitucional 95 e o direito à vacinação contra Covid-19 para todas e todos os brasileiros, foram o centro dos documentos entregues pela campanha O Brasil precisa do SUS ao Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e ao representante do Senado Federal, Werveton Rocha, na tarde desta terça-feira, 15 de dezembro.
Esses foram dois de diversos pontos importantes do lançamento da campanha O Brasil precisa do SUS, liderada pela Frente pela Vida.
A campanha reúne mais de 100 entidades e pretende mobilizar a sociedade para a defesa do SUS, alertando sobre os riscos que ele está correndo com o seu desfinanciamento incoerente e irracional.
Os documentos entregues nesta terça, pela Campanha O Brasil precisa do SUS (Carta ao povo brasileiro e Petição pela Manutenção do SUS) podem ser acessados abaixo:
ASSINE A PETIÇÃO PELA MANUTENÇÃO DO SUS
ALGUMAS DAS MUITAS REPERCUSSÕES DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA NA MÍDIA
Artistas lançam a campanha “O Brasil precisa do SUS” para defender saúde pública na pandemia – Equilíbrio e Saúde – Folha de S. Paulo
Em ano de lançamento, campanha “O Brasil precisa do SUS” entrega carta e petição a líderes do Congresso Nacional – Jornal da Ciência
Frente Pela Vida lança a campanha “O Brasil precisa do SUS” para defender a saúde no país - Agência Aids
Ato lança campanha “O Brasil precisa do SUS” e entrega carta à parlamentares - FENAFAR
A Frente Pela Vida, espaço que reúne instituições de saúde, da bioética e organizações brasileiras em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), publicou neste 26 de novembro de 2020, uma “Carta ao Povo Brasileiro”, criticando a negligência do Estado diante da pandemia de Covid-19, que já matou mais de 170 mil pessoas no país, em especial pessoas negras e pobres. Uma das principais reivindicações, explícita no documento, é a recuperação do orçamento do SUS, que continua em total desfinanciamento, além de um plano de vacinação, real e transparente, para a Covid-19, que ainda não existe no Brasil.
O texto menciona que “o presidente da república incentivou aglomerações, desarticulou medidas de proteção de populações vulneráveis, como os povos indígenas. Não existe plano para a futura vacinação, o que gera ansiedade e insegurança na população”. Também reafirma que as ações de Atenção Primária são fundamentais nesse contexto, que exige financiamento adequado para a Saúde Pública.
“O SUS é base essencial para saúde e bem-estar da população. No entanto, precisa de recursos humanos, materiais e financeiros para conter a circulação do novo coronavírus. Precisa de coordenação uniforme, nacional, articulada, e medidas de segurança sanitária. Precisa de orçamento adequado. Os valores para 2021 são menores do que os de 2020 – menos 40 bilhões de reais! Sem orçamento suficiente, não poderá cumprir seu papel de cuidar e salvar vidas”.
Entidades da Frente Pela Vida que participam da Campanha
Associação Brasileira de Economia da Saúde — Abres
Associação Brasileira de Enfermagem – ABen
Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco
Associação Brasileira de Saúde da trabalhadora e do trabalhador – Abrastt
Associação Brasileira de Saúde Mental – Abrasme
Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais – Abrato
Associação Brasileira Médicas e Médicos pela Democracia – AMMD
Associação Brasileira Rede Unida — Rede Unida
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde — Cebes
Conselho Nacional de Saúde — CNS
Federação Nacional dos Farmacêuticos — Fenafar
Instituto de Direito Sanitário Aplicado — Idisa
Rede de Médicas e Médicos Populares
Sociedade Brasileira de Bioética — SBB
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade – SBMFC
Fonte e foto home: Abrasco