notíciassbb


SBB apoia integralmente posição do Conselho Nacional de Saúde: Vacina é no SUS! Fura-fila da vacina não!

 

Em vídeo divulgado nesta semana, o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto demonstrou sua total indignação pelo processo lento de aquisição das vacinas pelo governo federal, tornando nosso Programa Nacional de Imunização (PNI) - até o momento exemplo para o mundo em abrangência e eficácia - impotente. Pior: a morosidade na aquisição dos imunizantes para a disitribuição equânime e gratuita para todas e todos, ainda está gerando os chamados "fura-filas" e a mercantilização das vacinas.

A Sociedade Brasileira de Bioética abomina a "atuação" nefasta do governo federal diante do descontrole no crescimento de casos de Covid-19 no país e apoia a fala de Pigatto, na íntegra. Acompanhe o texto e, em seguida, o link do YouTube para o original do pronunciamento do presidente do CNS:

"O governo federal retardou o processo de aquisição de vacinas para a nossa população. A vacinação continua lenta, mesmo o país tendo um programa de vacinação que é referência para todo o mundo. Agora querem alterar no âmbito do Congresso Nacional a Lei 1425, aprovada no início desse ano. Querem transformar o PL 981 em uma lei que substitui e garante o fura-fila oficializado da vacina no nosso País. Tirando a obrigatoriedade inclusive, quando for permitido, de doação para o Sistema Único de Saúde (SUS) daquilo que foi adquirido. Querem antecipar a vacinação da população, inclusive dos grupos prioritários, para quem tem dinheiro para pagar, inclusive com isenção do imposto de renda. O povo não pode pagar mais essa conta! Vacina para toda a população já e pelo SUS!"



ASSISTA AQUI