notíciassbb


Conep autoriza início de estudos com a primeira vacina contra Covid-19 totalmente brasileira produzida pelo Instituto Butantan

Na última quinta-feira, 1º de julho, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), aprovou o início das pesquisas com a primeira vacina contra Covid-19 totalmente produzida no Brasil: ButanVac. O estudo com a nova vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, será coordenado pelo hematologista e diretor do Hemocentro Rodrigo de Saloma Rodrigues, e realizado no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto.

A permissão para o início dos testes da vacina com voluntários humanos já havia sido autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a proteção das pessoas que irão utilizar a vacina após a sua aprovação, mas a autorização da Conep é fundamental para a proteção dos direitos dos voluntários participantes do estudo, além de garantir segurança médica.

De acordo com informações da Conep, o projeto para os testes com a Butanvac foi recebido pelo órgão para análise em 22 de junho de 2021, e no dia 24 foi emitido parecer com algumas pendências que foram esclarecidas em 30 de junho.

Jorge Venâncio, coordenador da Comissão, explicou como foi o procedimento de aprovação para o início dos estudos: “São cinco etapas pelas quais todo projeto passa: tem a checagem documental, para ver se a documentação está toda correta, depois uma Nota Técnica é elaborada pela nossa assessoria, que é então encaminhada para a relatoria que faz um Parecer. Este segue para a Câmara Técnica e, por fim, realizamos uma revisão final do Parecer. Nas duas tramitações, todas as etapas foram cumpridas perfeitamente”, garantiu.

A vacina-teste

A ButanVac, produzida exclusivamente com matéria-prima nacional, deverá utilizar os mesmos insumos da vacina da gripe, ou seja, o ovo de galinha. Em cada ovo injeta-se uma pequena quantidade do vírus da “doença de Newcastle”, um mal aviário inofensivo em humanos, geneticamente modificado para receber a estrutura do coronavírus e estimular a produção de anticorpos contra a Covid-19 no organismo humano.

De acordo com informações do Instituto Butantan, a técnica permite a produção de vacinas ainda mais eficazes contra novas variantes, uma vez que é possível escolher de qual cepa será retirada a proteína do vírus.

Estima-se que cada ovo tenha material suficiente para produzir duas doses de vacina.  


* A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS). A composição multi e transdisciplinar reúne representantes de diferentes áreas do conhecimento para cumprir sua principal atribuição, que é a avaliação dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos no Brasil. Em cumprimento à sua missão, a Comissão elabora e atualiza as diretrizes e normas para a proteção dos participantes de pesquisa e coordena o Sistema CEP/Conep.


Fontes: CONEP/SUSCONECTA