“Estou feliz por poder manter o encontro dominical do Angelus, também aqui da Policlínica Gemelli.
Agradeço a todos: senti muito a proximidade e o amparo de suas orações. Obrigado de coração!”
Com a frase acima, comovido, o Papa Francisco agradeceu, em 11 de julho, as orações pelo seu restabelecimento. Do Hospital Agostino Gemelli, na Itália, onde se recupera de uma cirurgia, fez um forte apelo por um sistema de saúde acessível a todos. Em seu contato com os fieis, da sacada do décimo andar da instituição, revelou: “Nesses dias de internação no hospital experimentei quanto é importante um bom serviço de saúde gratuito, acessível a todos, como existe na Itália e em outros países. Um sistema de saúde gratuito, que garanta um bom serviço a todos. Não se pode perder este bem precioso. É preciso mantê-lo! E para isso é necessário que todos se empenhem, porque serve a todos e pede a contribuição de todos."
No Brasil, o Sistema Único de Saúde, tão esquecido e desprezado pelo governo atual, foi imprescindível para evitar o caos durante a pandemia de Covid-19. Com o SUS, mesmo com todos os problemas vinculados ao seu subfinanciamento, a população brasileira contou com o acolhimento emergencial no momento que mais precisou de um sistema de saúde gratuito, presente e acessível, apesar das inúmeras dificuldades, impostas pelo Governo Federal para sua operacionalização.
O Papa Francisco também agradeceu o empenho - heroico - de todos os profissionais da saúde, dos médicos aos funcionários dos hospitais e agentes de saúde, e pediu orações para os doentes: "Quero expressar o meu apreço e o meu encorajamento aos médicos e a todos os agentes de saúde e funcionários dos hospitais. E rezemos por todos os doentes, aqui estão alguns amigos de crianças doentes. Por que as crianças sofrem? Essa é uma pergunta que toca o coração. Vamos acompanhá-las com oração e rezemos por todos os doentes, especialmente por aqueles em condições mais difíceis: que ninguém fique só, cada um possa receber a unção da escuta, da proximidade, da ternura e do cuidado."
Acompanhe: TEXTO e a FALA, completos e originais, do Papa Francisco,
no Angelus deste domingo, 11 de julho de 2021.