notíciassbb


Ágora Abrasco recebe Dirceu Greco e convidados para um amplo debate sobre autonomia médica. Não perca: dia 18/10

 

Qual o limite para a autonomia do médico na prescrição de medicamentos? Como estabelecer esses limites nos casos que envolvem pacientes com Covid-19?

Vários questionamentos importantes que, com certeza, estimularão reflexões e debates sobre o tema, serão abordados pela central da Ágora Abrasco, iniciativa da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, que acontece no dia 18 de outubro (segunda-feira), a partir das 16h. A transmissão será realizada ao vivo pela TV Abrasco.

 

Diante do escândalo envolvendo a empresa Prevent Senior, a Abrasco e outras entidades da bioética publicaram uma nota de repúdio aos atos praticados sem observância à ciência e à ética em prescrições médicas, a realização de pesquisa sem aprovação ética e com dispensa de medicamentos sem conhecimento dos pacientes, a manipulação de dados de atestados de óbitos, a quebra de sigilo de dados de pacientes, bem como sua exploração midiática.

 

O ex-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Dirceu Greco, estará reunido com Jorge Venâncio (Conep), Marisa Palácios (GT Bioética e UFRJ), Claudio Lorenzo (GT Bioética e UnB) e Vera Pepe (GT Visa e Fiocruz) para, a partir do olhar da bioética, debater a linha tênue entre autonomia médica, ética e respeito à dignidade dos pacientes, especialmente no contexto da pandemia.

 

O encontro Autonomia médica no contexto da Covid-19 será coordenado por Sérgio Rego (GT Bioética, Fiocruz).

 

Assista AQUI

 

Fonte: Abrasco