notíciassbb


Estante virtual: “Dicionário de Teologia Moral” é apresentado em entrevista especial pelo prof. José Roque Junges (Unisinos)

 

 

O Instituto Humanitas Unisinos, da Universidade São Leopoldo (RS), realizou uma entrevista especial com o jesuíta e professor de bioética José Roque Junges*, para a apresentação da obra “Dicionário de Teologia Moral”, recém-lançada pela Editora Unisinos.

 

Com as palavras-chaves Misericórdia, Discernimento e Consciência, o texto trata de temas relacionados à teologia moral nos dias de hoje. A obra, organizada por Paolo Benanti, Francesco Compagnoni, Aristide Fumagalli, Giannino Piana, está sendo publicada originalmente em italiano e traduzido pela Editora Unisinos para o português.

 

Para o prof. Junges, esta nova versão do Dicionário “tenta recolher a novidade que o Papa Francisco traz para a teologia, a vida da Igreja e para o modo de ver os problemas éticos. Essa nova perspectiva se expressa em duas linhas que o Papa Francisco insiste muito, importantes para a teologia moral e aparecem no modo de elaborar os diferentes verbetes desse dicionário. Uma delas é misericórdia. A moral nunca pode ser rigorista, condenatória. (...) A segunda perspectiva é o discernimento: a moral não tem receitas. A moral não é o Direito. O Direito já tem tudo definido. A moral não tem tudo definido e não tem receitas. A moral justamente necessita do discernimento porque em cada situação temos que saber discernir e deliberar o que é o melhor”. Para ele, o apelo à consciência para o tratamento das questões morais é imprescindível: “A moral deve estar centrada não na lei, como é o Direito, por exemplo, mas na consciência. É a consciência que deve discernir”, explica o professor.

 

Para conferir a entrevista completa CLIQUE AQUI

 

* José Roque Junges possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS, especialização em História do Brasil Contemporâneo pela Unisinos, mestrado em Teologia pela Pontificia Universidad Catolica de Chile e doutorado em Teologia Moral pela Pontificia Università Gregoriana de Roma, Itália. Atualmente é professor das disciplinas de Bioética no curso de Medicina e professor/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Unisinos.

 

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos