notíciassbb


Entidades da Frente Pela Vida divulgam Nota em apoio ao piso salarial de enfermeiras e enfermeiros


A Frente pela Vida recebeu com surpresa a notícia da suspensão pelo Ministro Luís Roberto Barroso, dos efeitos da Lei n. 14.434/2022, que instituiu o Piso Salarial da Enfermagem. A decisão motivada pelo pedido da Confederação Nacional da Saúde – CNSaúde, entidade que congrega Federações e Sindicatos patronais de saúde, deverá passar por exame do plenário do STF. Foi concedida sob a condição de ser apresentado, no prazo de 60 dias, o estudo do impacto orçamentário para a implementação do Piso Salarial nos serviços de saúde, públicos e privados. Sabemos que orçamento é questão de escolhas, é preciso priorizar a vida e a saúde nesta decisão.

 

Manifestamos nossa contrariedade com esta suspensão, que causou insegurança às milhares de pessoas que fazem parte da enfermagem brasileira, assim como as inúmeras entidades que consideram uma questão de justiça e dignidade assegurar um piso salarial para a categoria. É notória a contribuição da enfermagem para a sustentação dos sistemas de saúde, público e privado, e a cotidiana proteção, acolhimento e cuidado às pessoas.

 

Neste momento nos reunimos às entidades da Enfermagem, e todas aquelas pessoas que se somam à histórica luta pelo piso salarial.

 

Rio de Janeiro, 05.09.2022

 

Frente pela Vida

 

DOCUMENTO ORIGINAL

Frente-pela-Vida-Apoio-o-Piso-Salarial-da-Enfermagem