notíciassbb


Elda Bussinguer representou o Brasil no Encontro Lusófona de Bioética e integra o Global Summit of National Ethics Committees


Elda Bussinguer, presidenta da SBB e representante do Brasil no encontro,
durante sua palestra



BioÉtica e Saúde Pública: Objetivos para uma Saúde Global
 foi o tema central do Encontro Lusófona de BioÉtica que contou com a presidenta da Sociedade Brasileira de Bioética, Elda Bussinguer, como representante do Brasil. Como palestrante convidada, Elda apresentou O Cenário da Saúde Pública Brasileira e os Reflexos da BioÉtica na Condução das Políticas Públicas.

 

O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), do governo português, aconteceu neste 14 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa (Portugal).

 

O principal objetivo do Encontro foi criar uma ampla plataforma com a participação da comunidade dos países de língua portuguesa, para estimular o compartilhamento de experiências e a formulação de orientações no âmbito da ética das Ciências da Vida.

 

A presidenta da SBB foi convidada para integrar a 13th Global Summit* of National Ethics Committees – Cimeira Mundial de Conselhos Nacionais de Ética, realizada entre os dia 15 e 17 de setembro, também em Lisboa, sob a organização do CNECV, em parceria com a Organização Mundial de Saúde e em estreita colaboração com a UNESCO.

 

Os eventos, ambos presenciais, reuniram pesquisadores e governantes de todo o mundo em uma tentativa de estabelecer projetos conjuntos de desenvolvimento orientados pela Bioética.

 

Além do Brasil, representado por Elda Bussinguer, os seguintes países também participaram:

 

ANGOLA – Joana Morais, Presidente da Comissão de Ética do Instituto Nacional de Investigação em Saúde

CABO VERDE – José António Reis, Presidente do Comité Nacional de Ética para Pesquisa em Saúde de Cabo Verde 

GUINÉ-BISSAU – Marilene Menezes D'Alva, Membro do Comité Nacional de Ética em Pesquisa em Saúde da Guiné-Bissau 

MOÇAMBIQUE – Gerito Augusto, Membro do Comité Nacional de Bioética para a Saúde de Moçambique 

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – Adionilde Aguiar dos Santos, Presidente da Comissão de Ética na Saúde para a Investigação Científica 

PORTUGAL – André Dias Pereira, Vice-Presidente do CNECV 

 


Elda (à direita) e Maria do Céu Patrão Neves (à esquerda), presidenta do
Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, durante o encontro em Portugal

 

Fonte:  ENCONTRO LUSÓFONA DE BIOÉTICA


*A Global Summit constitui a principal Cúpula Mundial dos Conselhos Nacionais de Ética e reúne, a cada dois anos, representantes destes e de outros órgãos consultivos de países de todo o mundo para um evento de importância estratégica, numa oportunidade única de debate internacional e construção de consensos em torno de questões prioritárias de interesse global nas áreas da Ética aplicada às Ciências da Vida.