"A fome, a miséria e o desmonte do SUS são inaceitáveis em um país como o Brasil,
que possui um dos sistemas de saúde mais completos e grandiosos do mundo."
Com a afirmação acima, Elda Bussinguer, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), marcou presença da entidade na "Super Live - Com Lula e Pelo SUS", realizada pela Frente Pela Vida na noite do dia 13 de outubro. Para ela, é preciso resgatar o muito que foi perdido nestes últimos anos: "O diálogo é o único caminho ético e transparente para a democracia, para a paz, para a saúde e a educação".
O encontro virtual, que reuniu mais de 500 pessoas, foi transmitido ao vivo pelos canais no YouTube do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e depois retransmitido pelo canal Tutaméia, alcançando mais de 5 mil pessoas, três dias após a realização do evento.
Para Túlio Franco, um dos coordenadores da Frente, a eleição de Lula e Alckmin em 30 de outubro "é a única possibilidade que a Nação brasileira tem de retomar o desenvolvimento do país, a defesa da democracia e um futuro promissor para o povo brasileiro e para as políticas públicas".
A presidente do Cebes, Lúcia Souto, afirmou que "ações como este grande encontro virtual é uma excelente iniciativa para ampliar a mobilização para assegurar a eleição de Lula e Alckmin, no dia 30 de outubro."
Rosana Onocko-Campos, presidente da Abrasco, lembrou que o governo Bolsonaro não deixará nenhum legado positivo no campo da saúde: “É um governo que fez uma clara, claríssima opção pela necropolítica, mistura de politicagem e morte, por iludir as pessoas e desencorajá-las no uso das máscaras e atrasar a compra de vacina“.
Sonia Accioli, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) destacou a importância da mobilização até o dia 30, reafirmando a determinação da entidade em fortalecer a agenda de lutas em defesa do SUS, da educação e da formação na área da saúde, em diálogo com as entidades sindicais, com as associações e movimentos.
Para o senador Wellington Dias (reeleito pelo PT), mais do que uma eleição, o país está vivendo uma escolha pela vida: "A população vai decidir sobre o projeto do Brasil que queremos a partir de janeiro de 2023."
Na Super Live também falaram a presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES), Érika Aragão; a representante do Movimento Sou Ciência, Soraia Smalli, e o representante do movimento Médicos e Médicas pela Democracia, Arruda Bastos.
*A Frente Pela Vida (FpV) é um movimento social que reúne entidades ligadas à saúde e aos movimentos político e social do país, com a principal meta de garantir a defesa da vida, da democracia e do Sistema Único de Saúde.
Se você perdeu ou quer rever o encontro, clique AQUI