notíciassbb


Educação Superior & Bioética: encontro realizado em outubro divulga Declaração Final sobre discussões e reflexões no tema

 

O X Encontro de Bioética no Ensino Superior, realizado entre os dias 18 e 21 de outubro de 2022, como parte da Convenção Científica para o LX Aniversário do Instituto de Ciências Básicas e Pré-clínicas "Victoria de Girón", acaba de divulgar a Declaração Final do evento, destacando vários pontos para reflexão e ações.

 

O evento, virtual, reuniu 98 delegados nacionais e cinco estrangeiros que realizaram debates e estudos sobre o tema central Bioética, Biopolítica e Direitos Humanos no contexto pós-COVID-19.

 

A escolha do tema considerou o cenário crítico, mundial, provocado pela pandemia, e que ainda assola grande parte da humanidade, escancarando a extrema vulnerabilidade dos segmentos menos favorecidos da população e a fragilidade dos serviços de saúde social na maioria dos países.

 

De acordo com o documento, o atual rescaldo da pandemia de COVID-19 expressou claramente as diferenças marcantes no acesso à previdência social, bem como a existência cruel de elementos de discriminação demonstrados sob várias formas. Os índices de pobreza e os perigos da fome, o surgimento de outras doenças, os processos migratórios descontrolados e o aumento dos desequilíbrios ambientais estão evidentes.

 

Durante o evento, algumas questões teóricas foram recomendadas à reflexão permanente:

 

- Podemos identificar uma comunidade essencial entre o pensamento marxista e a bioética?
- Como explicar a dialética do único e do diverso na racionalidade?
- É possível harmonizar a responsabilidade solidária de natureza global ou coletiva relacionada à dignidade individual?
- Como fundamentar os diferentes significados dos termos bioética e biopolítica?
- É possível basear a formação de recursos humanos em saúde a partir do perspectiva de uma solidariedade crítica?

 

Abaixo, algumas ações também foram citadas no encontro e podem ser desenvolvidas no contexto educacional:

 

- Promover abordagens educativas sobre os diferentes sistemas de princípios éticos que podem orientar uma ação bioética responsável.
- Promover a cultura do diálogo entre diferentes sujeitos morais para a discussão e implantação de políticas ambientais locais.
- Tornar as políticas públicas locais baseadas nas melhores evidências científicas existentes.
- Promover projetos que favoreçam atitudes responsáveis ​​no acesso ao mundo digital.
- Promover a presença, maciça, da bioética no ensino de graduação e pós-graduação de acordo com as grades oferecidas pelos novos planos e programas de estudo.

 

Também foi proposto, na ocasião, as comemorações pelo 20º Aniversário dos Encontros de Bioética na Educação Superior em abril de 2023, com sede na Escola Latino-Americana de Medicina.

 

Obs.: O XI Encontro de Bioética no Ensino Superior será realizado em 2024, com sede na Universidade de Havana (Cuba).

 

Para acessar a Declaração Final do X Encontro de Bioética na Educação Superior faça o download: 
00-Declaracion-Final-X-Encuentro-La-Bioetica-en-la-Educacion-Superior

 


Fonte: http://redlaceb.com/