notíciassbb


Estante virtual: Empatia nos Cuidados em Saúde: comunicação e ética na prática clínica. De Aline Albuquerque

 

Obra é a primeira no Brasil que trata da relação do profissional de saúde com seu paciente
no âmbito da compreensão e do comprometimento mútuos,
fundamentais para o acolhimento ético e humanizado na prática clínica.

 

 


A Prof. Aline Albuquerque, do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília (UnB), lança mais uma obra de sua autoria: “Empatia nos Cuidados em Saúde: comunicação e ética na prática clínica”.

 

Fruto de anos de estudo e de pesquisa desenvolvida no Programa de Empatia da Universidade de Oxford, o livro é o primeiro no país sobre empatia clínica, que consiste na capacidade empática do profissional de saúde em relação ao paciente, essencial para melhores resultados clínicos e bem-estar do paciente e do profissional.

 

A obra trata, também, da função moral da empatia clínica. A empatia nos cuidados em saúde e sua importância ética não são temas comuns na Bioética Clínica, por essa razão esse livro pode contribuir para uma nova perspectiva bioética nos cuidados em saúde, baseada no entendimento da importância das emoções para as relações humanas e o seu papel no processo saúde-doença.

 

Associado a este tema central, a autora demonstra que a empatia se articula com o campo dos direitos, notadamente dos direitos humanos e dos direitos dos pacientes.

 

Vale a pena conferir!

 

Para ter acesso à sinopse da obra, clique em EDITORA MANOLE