O Ministério da Saúde (MS) está com um link ativo para o cadastramento de interessados em inscrever-se como voluntário para atuar em apoio à Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a situação indescritível de emergência sanitária decretada em todo o território Yanomâmi.
Para realizar o cadastro como voluntário, clique em: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
De acordo com informações do MS, para submeter-se à inscrição é necessário preencher o nome completo e a área de formação. O cadastro é permanente (não tem data limite para encerrar), para que convocações possam ser feitas em eventuais futuras missões. Ainda segundo a pasta, os voluntários já convocados prestarão atendimento direto aos pacientes localizados na Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami e assistência no hospital de campanha do Exército. A equipe é composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas que atuarão de acordo com suas especialidades.
O Programa FN-SUS
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) é um programa de cooperação criado em novembro de 2011 e voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.A FN-SUS pode ser convocada pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, nas seguintes situações:
- Em caso de declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin);
- Por solicitação do Comitê Gestor da FN-SUS;
- Por solicitação dos entes federados; e
- Para integrar ações humanitárias e em resposta internacional coordenada, quando solicitada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Secretaria de Atenção Especializada à Saúde e/ou Secretaria de Atenção Primária à Saúde.
Fonte: Ministério da Saúde