notíciassbb


Vem aí o II CONGRESSO INTERNACIONAL IBERO-AMERICANO DE BIOÉTICA VIII CONGRESSO DE HUMANIZAÇÃO E BIOÉTICA de 28 a 30 de junho de 2018!!

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR e da Sociedade Brasileira de Bioética – Regional Paraná  vão acontecer em Curitiba de 28 a 30 de junho de 2018 dois eventos concomitantes: 

 

o II CONGRESSO INTERNACIONAL IBERO-AMERICANO DE BIOÉTICA e o VIII CONGRESSO DE HUMANIZAÇÃO E BIOÉTICA

 

O tema será: CUIDADOS PALIATIVOS E DIREITOS HUMANOS

 

A Coordenação do Evento é de: Profª. Drª. Carla Corradi Perini;  Prof. Dr. José Eduardo Siqueira e Prof. Dr. Waldir Souza.

 

Este evento é fruto de uma parceria ampla que reúne interesses de aprofundamento da pesquisa em Bioética e interesses de assistência hospitalar. Como Congresso Ibero-americano reúne várias instituições de pesquisa em Bioética e como Congresso de Humanização e Bioética se situa na continuidade dos debates sobre humanização do cuidado em saúde promovido pela Área de Saúde do Grupo Marista.


O CONGRESSO INTERNACIONAL IBERO-AMERICANO DE BIOÉTICA está sendo organizado por ocasião da qualificação e fortalecimento da rede de instituições conveniadas e parceiras que compõem o editorial da REVISTA IBEROAMERICANA DE BIOÉTICA:
 Cátedra de Bioética - Universidad Pontificia Comillas (España)
 Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR (Brasil/ Curitiba),
 Programa de Pós-Graduação em Bioética do CUSC (Brasil/São Paulo)
 Camillianum - (Roma/Italia)
 Instituto Borja y Catedra Ethos - Universidad Ramón Llull (España).
 Instituto de Bioética – PUCRS (Brasil),
 Instituto Superior Ciencias Morales (Madrid),
 Universidad Alberto Hurtado (Chile)
 Universidad Católica de Córdoba (Argentina)
 Universidad de Deusto (Bilbao/España )
 Universidad De Miami (USA)
 Universidad Nacional de Villa María (Argentina)

 Universidad Ruiz Montoya (Perú)
 Facultades Pequeno Principe (Brasil),
 Facultad Jesuíta de Filosofia y Teologia (Brasil / Belo Horizonte)
 Orden de los Hermanos de San Juan de Dios (Roma)
 Recinto de Ciencias Médicas - Universidad de Puerto Rico (Puerto Rico)
O amplo convênio entre as instituições acima é coordenado na Espanha pela Cátedra de Bioética da Universidad Pontifica Comillas (Madrid) e no Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR.


Para mais informações sobre a revista (edição atual e anteriores):

http://revistas.upcomillas.es/index.php/bioetica-revista-iberoamericana/index

 

O VIII CONGRESSO DE HUMANIZAÇÃO E BIOÉTICA é um evento que vem sendo organizado pela Área da Saúde do Grupo Marista composta por 2 hospitais de Curitiba: Hospital Universitário Cajuru e Hospital Marcelino Champagnat.

 

ATIVIDADES DE DESTAQUE A SEREM REALIZADAS DURANTE O EVENTO:


LANÇAMENTO DO LIVRO DE POTTER. Será de grande destaque neste evento o lançamento da tradução para o português da obra Global Bioethics da autoria de Van Rensselaer Potter, publicada em Michigan (EUA) em 1988. A tradução já foi realizada e o lançamento da versão em portuguesa será publicada pela Editora Loyola, com edição coordenada por docente do Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR, professor Anor Sganzerla. Este lançamento contará com a presença dos detentores dos direitos autorais da obra.
2ª. EDIÇÃO DO “CAMINHO DO DIÁLOGO”: LEVANDO À BIOÉTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
A Bioética também não precisa ser trabalhada em sala de aula, no formato tradicional, no qual estamos acostumados. É possível se empregar outros métodos de aprender e ensinar. Com essa visão é que foi criada a primeira edição do Caminho do Diálogo. A atividade envolveu professores e estudantes de 3 escolas estaduais da cidade de Curitiba. A ideia foi que o estudante tivesse a oportunidade de reviver o processo de ensino-aprendizagem adotado pelo filósofo grego Aristóteles denominado de “Peripatético”. O Caminho do Diálogo da PUCPR foi composto por 12 células de onde emergiam as Árvores da Vida. As temáticas discutidas com os estudantes do ensino fundamental envolveram: Qualidade de vida; Espiritualidade; Família; Segurança Alimentar; Recursos Naturais; Vulneráveis; Cuidados com a Saúde; Biotecnologia; Pesquisa com Animais; Pesquisas com Humanos; Biodireito; Educação. Cada célula foi coordenada por um docente do Mestrado de Bioética e envolveu mestrandos e estudantes da graduação na condução das atividades com os alunos do ensino fundamental. Cada árvore da vida, foi localizada no entorno de uma árvore no campus da universidade.
Publicação resultante da atividade: “O Caminho do Diálogo: proporcionando a vivência da bioética no ensino fundamental” (2017), é um livro de 189 páginas, composta por 12 capítulos (respectivamente às células/árvores disponíveis) que tem uma linguagem adequada para os alunos do ensino fundamental.
O II Caminho do Diálogo foi incorporado à programação do II Congresso Internacional Ibero-Americano de Bioética e VIII Congresso de Humanização e Bioética. 

 

PROPOSTA DE CONVIDADOS/TEMAS CONFERENCIAS
- Suzana Vidal (UNESCO): 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos
- Dirceu Bartolomeu Greco (Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Brasil): Saúde e Direitos Humanos
- Leo Pessini (Camillianum, Roma, Italia): Bioética Global
- José María Galán González-Serna (Universidade de Sevilha, Espanha): Bioética e Cuidados Paliativos
- Gustavo de Simone (Instituto Pallium, Argentina): Tomada de decisão no fim da vida: conflitos éticos
- Paulina Taboada (Universidade Católica, Chile): Sedação paliativa: uma abordagem interdisciplinar
- Daniel Neves Forte (Presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Brasil): Cuidados paliativos na agenda política brasileira
- Maria del Carmen Massé García (Universidad Pontificia Comillas, Madrid, Espanha): Demências e dependências, cuidados e sentido
- Claudia Burlá (São Paulo, Brasil): Cuidados paliativos: ciência e proteção ao fim da vida
- Maria Goretti Sales Maciel (Instituto Paliar, Brasil): Controle de sintomas em cuidados paliativos: para além da técnica

- Maria Julia Kovács (USP, Brasil): Comunicação em Cuidados Paliativos

- Carlo Leget (Vice Presidente da Associação Europeia de Cuidados Paliativos, Holanda): Beyond demarcation: Care ethics as an interdisciplinary field of inquiry

- Francisco Javier de la Torre Diaz (Universidad Pontificia Comillas, Madrid, Espanha): Espiritualidade e Saúde

- Ana Claudia Quintana Arantes (Casa do Cuidar, Brasil): A morte é um dia vale a pena viver

- Carla Corradi Perini (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

 

TRABALHOS CIENTÍFICOS
Trabalhos científicos – normas:
- Serão aceitos resumos relacionados com todas as áreas da Bioética e Humanização.
- Haverá duas modalidades de apresentação: Pôster e Comunicação Oral.
- É possível inscrever trabalhos nas categorias: Relato de Pesquisa, Revisão crítica ou case.
- Os resumos poderão ser enviados em português, espanhol ou inglês, seguindo o modelo de envio de resumos.
– Os resumos somente serão aceitos após a efetivação da inscrição completa do(s) autor(es) no congresso
– O envio dos resumos condiciona-se também ao cumprimento das instruções apresentadas no Edital de Inscrição de Trabalhos deste evento.
– O prazo limite para recebimento dos resumos é 15 de abril de 2018.
– Os trabalhos aprovados estarão disponíveis no site do VIII Congresso de Humanização e II Congresso Internacional Ibero-Americano de Bioética até o dia 01 de junho de 2018
- Serão aceitos trabalhos relacionados com todas as áreas da Bioética e Humanização. Os resumos serão apresentados no VII Congresso de Humanização e I Congresso Internacional Ibero-Americano de Bioética na forma de pôster ou comunicação oral. Cada proponente poderá inscrever-se como autor e apresentador em até dois trabalhos, não havendo limite para participação como coautor. Só serão aceitos trabalhos de autores que estejam devidamente inscritos no evento.
Submissão dos trabalhos e prazos:
Para avaliação da comissão científica os resumos deverão ser enviados exclusivamente por correio eletrônico congresso.humanizacao@pucpr.br de 01 de fevereiro até a data de 15 de abril de 2018. A aprovação dos trabalhos será comunicada aos autores até o dia 01 de junho e a divulgação da data,local e horário de apresentação estarão no site do evento a partir do dia 20 de junho de 2018.
Critérios para submissão dos resumos
Os resumos poderão ser enviados em português, espanhol ou inglês, seguindo o modelo de envio de resumos disponível na página do evento, http://congressodehumanizacao.pucpr.br/trabalhos/. O resumo deverá conter no máximo 300 palavras, fonte Times New Roman, corpo 12. Os trabalhos poderão corresponder a Relato de Pesquisa, Revisão crítica ou case. A avaliação dos resumos levará em conta os seguintes aspectos: objetivos relevantes, claramente definidos; metodologia adequada; resultados apresentados com clareza; conclusões pertinentes no contexto da bioética e humanização. Os trabalhos de pesquisa envolvendo seres humanos ou animais devem estar em conformidade com as Normas e Diretrizes para Pesquisa Envolvendo Seres Humanos e as Normas e Diretrizes para Pesquisa Envolvendo Animais tendo sido submetidos à avaliação pelo Sistema CEP/Conep. A revisão ortográfica e gramatical, assim como observação das normas gerais para inscrição dos trabalhos é de responsabilidade do autor e será considerada como critério de avaliação pela Comissão Científica.
Tipo de apresentação
Os autores devem indicar a modalidade preferencial de apresentação (oral ou pôster), no entanto, será a comissão científica que dará a decisão final, de acordo com os critérios de avaliação. A comunicação da data, o horário e o local para apresentação dos trabalhos aprovados será disponibilizada no site do evento: http://congressodehumanizacao.pucpr.br/
Comunicação Oral
Os trabalhos aprovados para a comunicação oral deverão ser apresentados em dia e hora divulgados pela comissão científica do evento. A infraestrutura para a apresentação será um computador, projetor multimídia e tela para projeção.
Pôster
Os trabalhos para apresentação em pôster (banner) deverão estar conforme template da pagina do evento. Os painéis (banners) deverão ser confeccionados em papel para que sejam fixados com fita adesiva. Não será disponibilizada estrutura para fixação do pôster com cordinhas.
Certificados e Publicação nos Anais:
Os certificados de apresentação nas diferentes modalidades serão disponibilizados após a apresentação. Será disponibilizado apenas um certificado impresso por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores. Os anais serão disponibilizados em forma eletrônico na página do VII Congresso de Humanização e I Congresso Internacional Ibero-Americano de Bioética: http://anais.congressodehumanizacao.com.br/ com ISSN 2316-1140.