notíciassbb


Nota de pesar: Bioética perde José Lauro de Araújo Ramos

É com grande tristeza que a Sociedade Brasileira de Bioética informa o falecimento do Professor Emérito da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) José Lauro de Araújo Ramos, ocorrido nesta segunda-feira, 16 de abril.   

O professor José Lauro graduou-se em Medicina pela FMUSP na 45ª turma, em 1954, e realizou sua residência médica no Hospital das Clínicas (HC) até 1956. Especializou-se em prematuros na França. Foi o primeiro professor titular de Pediatria Neonatal pelo Departamento de Pediatria da FMUSP, importante referência de conhecimento científico em Pediatria, pesquisador e pioneiro no desenvolvimento da Neonatologia no departamento e no Brasil.

Em 1990, assumiu o cargo de professor titular da disciplina de Pediatria Neonatal no Departamento de Pediatria da FMUSP, após concurso público.

Participou ativamente na constituição e desenvolvimento da Comissão de Bioética Institucional do Instituto da Criança do HC. Além da Comissão Institucional, participou do Departamento de Bioética da Sociedade de Pediatria de São Paulo por um longo período e gestões, tendo contribuído para a elaboração de pareceres e recomendações referentes à conduta ética frente a situações de conflito na área pediátrica, especialmente a perinatal.

Ao longo de suas atividades acadêmicas no Departamento de Pediatria, também exerceu cargos administrativos, como a chefia do Berçário Anexo à Maternidade do Hospital das Clínicas e de diretor do Serviço de Pediatria Neonatal do Instituto da Criança.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FMUSP