notíciassbb


Em artigo da edição atual do IJME, Dirceu Greco aborda saúde global, ética e direitos humanos no cenário pandêmico de Covid-19

O mundo enfrenta atualmente outra pandemia severa, Covid-19, apenas quatro décadas após o início da AIDS, e a incidência ainda crescente de infecção por HIV continua a ser um dos maiores desafios globais de saúde. O modo como este último foi enfrentado é de fundamental importância para uma discussão séria sobre saúde global, ética e direitos humanos, e essa experiência ainda pode ser aplicada à Covid-19. 

 


O parágrafo acima é apenas uma das questões abordadas no artigo “Ethical limits to placebo use and access to Covid-19 vaccines as a human right”, de autoria do presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Dirceu Greco, publicado na edição deste 8 de abril de 2021, no Indian Journal of Medical Ethics.

 

No texto, relacionado ao tema central da edição atual do referido periódico “Double Standards Redux: The Ethics of Future Covid-19 Vaccine Research”, Greco ratifica que o acesso às vacinas para o enfrentamento da Covid-19 é um direito humano, que pressupõe o estabelecimento de padrões éticos adequados para garantir o acesso universal a elas. Também ressalta a necessidade imperiosa da suspensão de patentes para produtos desenvolvidos contra Covid-19, e concentra-se em questões relacionadas aos testes de vacinas, especialmente o uso apropriado e os limites do placebo, o direito de acesso pós-estudo aos participantes do grupo placebo e o uso de um controle ativo para estudos subsequentes de Fase 3 após a aprovação de outras vacinas seguras e eficazes. Ainda no texto, o presidente da SBB acredita ser fundamental o papel dos determinantes sociais que contribuem para a gravidade da Covid-19 e que devem ser abordados para conter, de forma eficaz, o cenário sindêmico atual.

 

Para ter acesso ao texto original, na íntegra, clique abaixo:

 

Ethical limits to placebo use and access to Covid-19 vaccines as a human right

 

 

CONFIRA A EDIÇÃO COMPLETA DO IJME - ABRIL 2021