notíciassbb


Covid-19: pandemia provocou a queda expressiva na expectativa de vida da população brasileira, afirma pesquisa

Dados de um estudo publicado em pré-print por pesquisadores de Harvard, Princeton, em conjunto com a Universidade do Sul da Califórnia e a Universidade Federal de Minas Gerais, mostraram que a pandemia de Covid-19 roubou, sozinha, quase dois anos da esperança de vida no Brasil.

 

Em entrevista à revista eletrônica Piauí, edição de 13/04/2021, a demógrafa Marcia Castro, chefe do Departamento de Saúde Global e População da Universidade de Harvard, e líder da pesquisa, afirmou que a mortalidade pela doença no país tem sido “catastrófica”: “Nossa estimativa ainda foi extremamente conservadora, e o nosso cálculo para este estudo considerou apenas os óbitos por Covid-19, mas o excesso de mortalidade observado no Brasil é muito maior do que só os óbitos pela doença.” 

 

Os resultados da pesquisa deixam evidente os efeitos do descontrole no número de casos e de óbitos provocado ausência de gerenciamento no combate à pandemia de Covid-19 no país: em 2020, ano em que 195 mil brasileiros morreram com a doença, o índice estimado da expectativa de vida do brasileiro era de 77 anos... despencou para 75 anos. Pior. Em algumas unidades da federação o retrocesso foi ainda maior: Distrito Federal, Amazonas, Amapá, Roraima e Espírito Santo tiveram redução de mais de três anos na esperança de vida ao nascer.

 

De acordo com o estudo, desde 1945, o índice para a expectativa de vida no Brasil crescia sem parar  – em média, aumentava cinco meses a cada ano. Sinalizava melhoria nas condições básicas de vida, fator diretamente responsável pela longevidade da população. Mas esse quadro se reverteu em 2020, quando os óbitos dos brasileiros por Covid-19 atingiu um patamar inconcebível. 

 

A equipe de pesquisadores liderados por Marcia já iniciou um novo estudo, agora para calcular o impacto do volume total de mortes na expectativa de vida. E ela garante: “Ainda não há dados para o mundo todo, mas certamente o Brasil estará entre os países com maior redução.”

 

Veja a matéria completa, clicando em Covid rouba dois anos da expectativa de vida do brasileiros